Nada melhor para descobrir novos destinos de viagem e lugares incríveis do que ver fotos de outros viajantes, certo? Eu mesma fico horas no Instagram buscando fotos inspiradoras, haha! É através das imagens e do olhar de outras pessoas que eu acabo me apaixonando pelos lugares e uso como inspiração para montar minha wishlist de próximos destinos.

Pensando nisso, resolvi fazer esse post selecionando 18 fotos incríveis que eu e o Matheus tiramos em Alagoas, para te inspirar e fazer você se apaixonar por esse pedacinho do nordeste, tanto quanto nós nos apaixonamos!

Preparou o coraçãozinho? Então vamos lá:

#1 Mar azul de doer os olhos

praia barra grande maragogi
Saída do bar da Pousada Sol e Mar em direção a Praia de Barra Grande (foto: @mcardosophotos)

Olha, confesso que foi difícil escolher somente uma foto para mostrar pra vocês o quão azul é o mar de Alagoas. Essa foto nós tiramos na Praia de Barra Grande, em Maragogi. Lembro que essa foi a praia em que a cor da água mais me impressionou. Mas outras praias tinham a água igualmente azul como: praia de Burgalhau, praia do Antunes (as duas em Maragogi), praia de Lages e praia do Patacho (ambas em Milagres).

Até hoje quando eu me lembro, me questiono como é possível uma cor de mar desse jeito? É realmente impressionante a beleza desse mar, daquelas que você até se emociona quando vê. E eu nem preciso lembrar que a água é quentinha, né pessoal? Haha! É nesse momento que você se pergunta: seria Alagoas, então, o paraíso? E eu te respondo: sim! 🙂

#2 Praias paradisíacas e só pra você

praia do patacho alagoas
Nós na Praia do Patacho, na rota ecológica de São Miguel dos Milagres (foto: @matheuscardoso)

Todos os dias enquanto eu estava aproveitando uma praia paradísiaca e vazia em Alagoas no alto da temporada em dezembro, eu só pensava em como devia estar as praias do Rio de Janeiro naquele mesmo momento. Hahaha! Para mim, que estou acostumada com a confusão das praias cariocas, foi impressionante ver como as praias de Alagoas são tranquilas, mesmo na semana do Reveillon. Ou seja, além de terem uma beleza sem igual, ainda são quase que particulares. É realmente para relaxar e carregar as energias!

#3 Piscinas naturais de Maragogi

piscinas naturais maragogi alagoas
Piscinas naturais de Maragogi (foto: @matheuscardoso)

As famosas piscinas naturais de Maragogi são realmente lindas e imperdíveis. No dia que eu fui ainda peguei a maré um pouco cheia, mas em épocas de maré baixa a água pode bater até no seu joelho e você fica ali, ao ladinho dos peixes listrados. Não deixe de alugar um snorkel e mergulhar por cima das barreiras de corais. É na barreira de corais onde você consegue ver uma maior diversidade de peixes e outros animais marinhos. Coisa linda de se ver!

#4 Barreira de Corais

piscinas naturais maragogi
Piscinas naturais com barreira de corais de Barra Grande, em Maragogi (foto: @matheuscardoso)

Como eu falei ali em cima, nadar por cima das barreiras de corais é uma experiência deliciosa. E o mais incrível é que o estado de Alagoas possui barreiras em praticamente todo o seu litoral, e é por isso que seu mar é azulzinho, calmo e tem constantes alterações de maré. A natureza é perfeita, né? <3

#5 Encontro do Velho Chico com o mar

foz do rio sao francisco alagoas
O encontro do Rio São Francisco com o mar: do lado esquerdo o oceano, do lado direito, o rio. (foto: @matheuscardoso)

O Rio São Francisco, ou Velho Chico, nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais, passa por 5 estados e 521 municípios até chegar no estado de Alagoas, onde além de constituir a divisa natural com o estado do Sergipe, deságua no Oceano Atlântico. Portanto, se você estiver em Maceió, não perca a oportunidade de conhecer a foz do Rio São Francisco. Ver o encontro do rio com as águas do mar é de uma grandeza que só quem pôde passar por essa experiência consegue entender!

#6 Coqueiros como cenário

praia sao miguel dos milagres
Praia de São Miguel dos Milagres (foto: @matheuscardoso)

Uma das maiores características do litoral nordestino é a presença de coqueiros pela orla da praia. Claro que em Alagoas não seria diferente. Aqui, os enormes coqueiros tomam presença em todas as praias e deixam o cenário ainda mais lindo e tropical. Perfeição, a gente vê por aqui.

#7 Pôr do sol incrível em qualquer praia

capelinha milagres alagoas
O pôr-do-sol mais bonito que vimos na viagem, na praia do Marceneiro em São Miguel dos Milagres (foto: @mcardosophotos)

Em determinado ponto da nossa viagem, percebemos que todo dia nós víamos um pôr do sol em um lugar diferente, e que todos tinham sido lindos. Foi quando notamos que não éramos capazes de escolher um preferido, rs. Em todas as praias o sol estava se pondo por trás dos coqueiros, mas em todas o cenário é diferente. Claro que aonde o sol vai se por dependerá da estação do ano, mas acho difícil que em algum deles o pôr do sol não valha a pena! 🙂 Dica: independente de onde você estiver, fique até o sol se pôr e aproveite o momento!

#8 Praia do Carro Quebrado

praia de carro quebrado alagoas
Tem um carro quebrado na Praia de Carro quebrado: sugestivo, não? (foto: @mcardosophotos)

A praia do Carro Quebrado fica a poucas horas de carro de Maceió, e é um dos lugares imperdíveis para conhecer quando você estiver na capital alagoana. Existe toda uma lenda por trás da história desse nome, em que dizem que um casal ficou preso na praia depois que a maré subiu e tiveram seu carro quebrado. Além disso, dizem que vários outros carros já foram quebrados por lá por conta da maré que sobe muito rapidamente. Enfim, seja lá qual for a história verdadeira, fato é que essa praia é linda e rende belas fotos com essa kombi!

#9 Falésias do Gunga

falesias do gunga alagoas
Nós nas falésias do Gunga (foto: @matheuscardoso)

Um dos passeios imperdíveis para fazer quando for a Praia do Gunga, é alugar um quadriciclo ou buggy para ir até as falésias. A sensação é que você está em algum deserto muito longe, pois é um cenário bem diferente do que estamos acostumados a ver por aqui. As falésias são enormes e impressionantes!

#10 Redes no mar

praia sao miguel milagres alagoas
Eu relaxando na praia de Milagres. Como não se apaixonar por esse lugar? (foto: @mcardosophotos)

Rede dentro do mar? Isso mesmo! Em Alagoas é possível encontrar redes como essas dentro do mar em algumas praias, como na de São Miguel dos Milagres e na de Antunes, em Maragogi. Mas vale uma observação: se quiser tirar aquela foto instagrâmica, aproveite a praia de Milagres para fazer isso, pois é de graça. Em Antunes, eles costumam cobrar para tirar foto na rede. Ninguém merece, né?

#11 Balanços no mar

praia de antunes alagoas 9
Balanço no mar na Praia de Antunes (foto: @matheuscardoso)

Ainda na praia de Antunes, lá também tem esses balanços dentro da água, muito legais para tirar fotos diferentonas, como essa! Essa pose quem deu a ideia foi o rapaz que ficava lá tirando fotos profissionais das pessoas (obviamente ele cobrava por isso). Como estávamos com a nossa própria câmera, não precisamos da dele para tirar, mas agradecemos a ideia, viu? 🙂

#12 Balanços na areia

praia do antunes maragogi alagoas
Balanços na praia do Antunes, em Maragogi (foto: @mcardosophotos)

Se tem até balanço na água, porque não teria na areia, não é mesmo? Mais um belo lugar na praia de Antunes para tirar aquela foto instagrâmica que todo mundo adora dar like, rs!

#13 Outros hacks para fotos

praia de antunes alagoas 1
Praia de Antunes, em Maragogi (foto: @matheuscardoso)

A praia de Antunes é cheia de “frufru’s” fotogênicos, e além de redes e balanços, tem também vários outros hacks na areia para tirar fotos legais. Uma delas são esses buracos que eles formam com cimento. Basta colocar a lente da câmera dentro desse buraco e você terá a foto com essa moldura de efeito! Essa foto específica foi tirada nos “Dois Coqueiros” na praia de Antunes, mas vi outros pedaços da praia com essas “molduras” também. Ah, e o segredo para tirar uma foto com a praia vazia? Chegue cedo (antes das 8:30hs) e tenha paciência, rsrs!

#14 A Capelinha de Milagres

capelinha milagres alagoas 4
Capelinha de Milagres, na praia do Marceneiro. (foto: @matheuscardoso)

Um dos momentos mais mágicos que vivemos nessa viagem foi passar o final do dia na praia do Marceneiro, em São Miguel dos Milagres. É nessa praia que fica a famosa Capelinha de Milagres, onde alguns famosos já casaram. Nesse dia, o sol se pôs bem atrás da capela, e pra completar o cenário, um cachorro se aproximou da gente para contemplarmos juntos esse momento. Conseguimos captar essa foto, que é uma das minhas favoritas da viagem. Não deixe de conhecer esse pedacinho de Milagres!

#15 As incríveis alterações da maré

capelinha de milagres
A maré completamente seca na praia do Marceneiro, em Milagres (foto: @matheuscardoso)

Uma das coisas que mais me impressionaram em Alagoas foi como a maré passa por oscilações bruscas durante um único dia. Nessa foto, capturamos esses corais que na verdade ficam no fundo do mar. Porém, quando fomos a praia no fim do dia, a maré já tinha secado tanto, que os corais estavam todos expostos, restando apenas essas pequenas poças de água espalhadas. Foi possível perceber essas alterações de maré em praticamente todas as praias que eu fui, alterando completamente o cenário do local. Incrível, não é?

#16 A lagoa do Roteiro

lagoa do roteiro alagoas
Passeio que contratamos para atravessar a lagoa do Roteiro em direção a praia do Gunga (foto: @matheuscardoso)

Próximo a Maceió existe uma lagoa enorme, chamada lagoa do Roteiro. Para conhecê-la, basta ir até a Barra de São Miguel, sendo a praia das conchas um bom lugar para tomar conseguir tomar um banho de lagoa, principalmente se a maré tiver baixa. É dessa praia que você pode contratar também uma lancha para te levar direto a praia do Gunga. Essa é uma excelente forma de conhecer 2 pontos turísticos de uma única vez! 🙂

#17 O rio Tatuamunha e o Peixe-boi

rio tatuamunha milagres
Pier no Rio Tatuamunha, onde a galera fica esperando o peixe-boi passar (foto: @matheuscardoso)

O rio Tatuamunha é uma das paradas obrigatórias na rota ecológica de São Miguel dos Milagres basicamente por um motivo: encontrar o peixe boi. Nesse rio tem vários, e se você tiver sorte, conseguirá ver um. Infelizmente eu não consegui, vai ter que ficar pra próxima, rs! 🙁

#18 Chiclete de camarão

praia de paripueira
Nosso almoço delicioso no Restaurante Mar & Cia: camarão com creme de macaxeira. Não era o chiclete de camarão, mas também tinha bastante queijo e consistência de chiclete, rs! (foto: @mcardosophotos)

Prato típico de Maceió, o chiclete de camarão é feito com camarão e muito, mas muito queijo. É tanto queijo que ele fica com uma consistência de chiclete, por isso o nome. Para comer um de respeito, me recomendaram o do restaurante Imperador dos Camarões, que fica na orla de Pajuçara. Acabei não comendo esse prato quando fui lá, mas pra mim camarão e queijo é uma combinação que não pode dar errado, né pessoal?

*

E aí, aprovaram as fotos? Ficaram com vontade de viajar para Alagoas?

O próximo passo agora é garantir uma passagem barata e reservar seu hotel pelo Booking. Ah, e muito provavelmente você precisará alugar um carro também, então aproveita para entrar no RentCars e já começar a pesquisar os melhores preços!

Aproveita que tudo que você precisa saber para planejar sua viagem está nesses artigos aqui do Blog. Só ler com calma, anotar as dicas e partiu!


Não deixe de me acompanhar em tempo real pelo Instagram do @blogpelocaminho! 😉

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Nome