Rio das Ostras é um dos municípios que integram a famosa região dos lagos carioca e está a uma distância de mais ou menos 2 horas e 30 minutos de carro saindo do Rio de Janeiro. Apesar de ser menos conhecida, é uma das maiores cidades dessa região, possuindo mais de 145.000 habitantes (dado de 2018). O município possui 15 praias, várias lagoas e organiza um dos maiores festival de jazz do Brasil, que acontece todo ano em junho. Ficou curioso para saber o que fazer em Rio das Ostras? Então esse post é pra você! 😉

Apesar de ser menos famosa e concorrida que suas vizinhas Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, Rio das Ostras também tem seus encantos e seu valor. E justamente por ser menos procurada que as outras cidades, costuma ser menos cheia e mais barata para visitar. Ou seja, com certeza vale a pena pegar um fim de semana para conhecer Rio das Ostras!

o que fazer em rio das ostras
Praia de Itapebussus, em Rio das Ostras

Veja abaixo a lista que eu separei com as 6 atrações mais imperdíveis para conhecer em Rio das Ostras:

1. Praia de Itapebussus/Praia da Fazenda

De longe a MELHOR e mais imperdível praia de Rio das Ostras! Ela fica localizada dentro de uma reserva ambiental no final da praia da Costa Azul, onde forma uma “enseada” e seu acesso até ela não é tão fácil. É necessário fazer uma caminhada longa para chegar nela, mas é bem tranquila e vale muito a pena, pois o visual é lindo!

O mar lá é calmo, com poucas ondas e verdinho, completamente diferente do que vemos na maior parte da praia da Costa Azul, que é mais violenta por ser mar aberto. Além disso, tem a Lagoa de Itapebussus bem na frente do mar, para quem gosta de misturar água doce com água salgada é um lugar perfeito 😉

praia de itapebussus rio das ostras
Olha que coisa linda! Lagoa de um lado, e praia do outro =)

Ao lado da Praia de Itapebussus tem também a Praia da Fazenda, que fica depois das pedras que você avista ao final da praia. É só caminhar pelas pedras que rapidamente você chega nessa outra enseada, que também possui o mar calmo e com poucas ondas.

Um ponto importante: essas praias não possuem qualquer estrutura, apenas 1 barraca simples que vende água e biscoitos. Recomendo que vocês levem suas comidinhas e bebidas! 😉

o que fazer em rio das ostras
Praia da Fazenda, depois das pedras de Itapebussus

São 3 formas de chegar até a praia de Itapebussus:

1. Trilha por dentro da restinga

Como primeiro passo, coloque no GPS “Trilha para a Praia de Itapebussus”. Vá pela parte de baixo da Rodovia Amaral Peixoto até chegar numa estrada de chão. Você verá alguns carros estacionados, e você pode deixar o seu por lá também sem problemas. Não tem mistério, a entrada da trilha é exatamente onde marca o GPS.

São por volta de 30 a 40 minutos de caminhada por dentro da restinga. É uma caminhada plana, de areia batida que foi aberta dentro da mata. Os únicos obstáculos que podem ter são as poças que podem ser formar se chover nos dias anteriores, mas nada demais também. Como é mata aberta, não tem sombra e o sol castiga. Então é muito importante levar água e protetor solar.

Essa é a minha forma favorita de chegar até a praia, pois a caminhada é bem tranquila e menos cansativa do que ir pela areia.

o que fazer em rio das ostras
A trilha por dentro da restinga é assim, um caminho aberto por dentro da mata

2. Caminhada pela praia

A outra forma de chegar na praia de Itapebussus é caminhando direto pela areia da praia. Deixe seu carro no “quisoque do roberto”, na última rua da praia da costa azul antes de começar a restinga. A partir daí, são também de 30 a 40 minutos de caminhada. Porém, a areia é bem fofa e o pedaço de areia molhada do mar costuma ser “inclinado”, o que dificulta um pouco a caminhada também.

Apesar de ser mais fresco por conta do vento do mar e mais bonita também, afinal, você tem o visual da praia, essa caminhada costuma ser mais cansativa para mim.

Caminhada na areia fofa da praia

3. Estrada dentro da Fazenda particular

Essa seria a melhor opção de todas, pois existe uma estrada que te deixa direto na Praia da Fazenda. Porém, essa estrada fica dentro de uma fazenda particular cujo dono não costuma deixar o portão aberto. Então é bem raro conseguir fazer esse caminho. Por isso, minha recomendação é que você vá das outras duas formas sugeridas.

2. Praia da Joana

A Praia da Joana possui fácil acesso, basta colocar no GPS e facilmente você chega no local. Essa praia é uma das mais bonitas da região. Possui o mar calmo com ondas baixas e um cenário intocado com muita vegetação e pedras nas extremidades, que são bem legais de caminhar por cima!

O único lado ruim é que a faixa de areia é MUITO pequena e por isso a praia está sempre lotada, sendo chatinho para encontrar vagas também. Recomendo que vocês tentem ir o mais cedo possível, tipo antes das 9h, para conseguir aproveitar a praia melhor 🙂

o que fazer em rio das ostras
Em cima das pedras da Praia da Joana

3. Praia da Costa Azul

A praia da Costa Azul é a que possui a melhor estrutura da cidade e por isso é a mais frequentada por locais e turistas. Ela é bem extensa e sua orla é cheia de restaurantes e quiosques. Em algumas partes o mar é aberto, portanto, muito agitado e com ondas fortes, sendo meio chatinho para tomar banho. Mas depois do emissário o mar começa a ficar mais calmo, principalmente conforme for chegando mais perto da Tocolândia.

Aliás, o emissário é um lugar super legal para conhecer também. O píer é gigante e tem uma vista bonita. Certeza que vai te render belas fotos! 🙂

o que fazer em Rio das Ostras
Em cima do Emissário, o píer da Costa Azul

4. Praça e Mirante da Baleia

A Praça da Baleia é outro lugar imperdível para conhecer em Rio das Ostras. Ela leva esse nome por conta da estátua gigante da baleia jubarte que tem no centro da praça. Essa estátua foi feita como uma homenagem a essa baleia que durante os meses da primavera sai dos Árticos em busca de águas quentes para procriação, e acaba parando aqui na costa de Rio das Ostras.

Não deixe de subir também o Mirante da Baleia. Lá de cima você tem uma vista aérea de toda a orla da Costa Azul, e volta e meia é possível avistar algumas tartarugas no mar! =)

Estátua da baleia Jubarte na praça da Baleia
mirante da baleia rio das ostras
Vista do Mirante da Baleia

5. Tocolândia

A Tocolândia é uma espécie de shopping aberto que fica ao lado da Praça da Baleia. Lá dentro você encontra lojinhas de artesanatos, plantas, bijuterias, souvenirs, muitas lanchonentes e lojas de doce. É um excelente lugar para garantir as lembrancinhas da viagem! =)

Entrada da Tocolândia

6. Lagoa de Iriry (Lagoa da Coca-Cola)

A Lagoa de Iriry é popularmente conhecida como Lagoa da Coca-Cola por conta da cor da sua água, que é idêntica a do refrigerante, devido a alta concentração de iodo. A propósito, existem outras lagoas em Rio das Ostras (como a lagoa de Itapebussus), e elas possuem essa mesma cor. Acredito que seja uma característica da região mesmo!

A Lagoa de Iriry possui uma orla legal com alguns quiosques, além de ficar de frente para a praia da costa azul também. A água é quentinha e boa para tomar banho. Vale a pena conhecer também! =)

Um pedacinho da Lagoa de Iriry e a praia da Costa Azul ao fundo

Caso você tenha mais alguns dias na cidade de Rio das Ostras, existem outros lugares interessantes para conhecer também, como a Praia das Areias Negras, a Praia do Cemitério, Boca da Barra e a Praia da Tartaruga. Essas 3 últimas ficam mais próximas do centro da cidade e são bonitas também!

E aí, ficou com vontade de conhecer Rio das Ostras? Se tiver mais alguma dica para compartilhar, deixe aqui nos comentários! Vamos ajudar outros viajantes =)


Ficou animado para conhecer Rio das Ostras? O próximo passo agora é planejar sua viagem! Para encontrar uma pousada, procure pelo Booking. Sempre uso esse site para reservar minhas hospedagens e confio muito! =)

E não deixe de me seguir no Instagram para acompanhar minhas viagens e rolês pelo RJ em tempo real =)


Veja também outros posts sobre a Região dos Lagos:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Nome