Quem me acompanha sabe que comer é uma das minhas atividades favoritas durante uma viagem. Por isso, estou sempre procurando restaurantes interessantes para conhecer na cidade que estou, e claro que na minha viagem para Florianópolis não seria diferente.

No período em que estive lá acabei conhecendo cinco restaurantes maravilhosos e preciso compartilhar eles aqui com vocês. Gostei tanto deles que inclusive os colocaria na categoria “imperdíveis”. Ou seja, pessoal, se preparem que esse post está recheado de dicas boas real oficial!

ONDE COMER EM FLORIANÓPOLIS: 5 RESTAURANTES IMPERDÍVEIS

1. CAFÉ CULTURA

Olha, não sei nem por onde começar a falar do Café Cultura, pois só de lembrar desse lugar eu já fico emocionada, hahaha! Eu simplesmente me APAIXONEI por esse restaurante e acho impossível vocês não se apaixonarem também.

O Café Cultura é uma rede de Santa Catarina e possui unidades em Florianópolis, Balneário Camboriú, Criciúma, São José e Tubarão. Só em Floripa são 7 unidades, sendo a maior de todas a que fica no centrinho da Lagoa da Conceição, um dos melhores bairros de Florianópolis para fazer turismo gastronômico. Foi nessa loja que eu fui e eu recomendo que vocês a conheçam também!

Além de ocupar um espaço enorme na Lagoa da Conceição, o ambiente do Café Cultura é lindo de morrer. Tem toda uma vibe de café descoladinho, para nenhum hipster colocar defeito. A decoração conta com sofás, mesas com tomadas para quem for trabalhar ou estudar, estantes com livros e objetos de decoração vintage, tudo para te fazer sentir em um ambiente acolhedor enquanto aproveita seu café. Lá dentro também um espaço pet friendly, com água, comida, brinquedinhos e até cama para os doguinhos! Será que eu morri com essa fofura? <3

Além de vender os cafés prontos para consumo, eles também vendem os próprios grãos que eles mesmos produzem e acessórios de casa para café lovers. Mas o mais legal do Café Cultura é que além das infinitas opções de café que eles possuem, o cardápio também é recheado de comidas maravilhosas para escolher a qualquer hora do dia, desde o café da manhã até o jantar. Eu mesma acabei indo lá só a noite para jantar, pois era o horário que meu roteiro permitia. Mas eu amei tanto que voltei duas vezes, hahaha!

Na primeira noite que eu fui não estava tão a fim de comer algo pesado, então acabamos pedindo um lanche. Eu comi um avocado toast e o Matheus pediu um sanduíche que vinha com ovo pochê e batatas coradas. Na segunda noite, comi uma das opções de sopa do dia (que era uma canja maravilhosa) e o Matheus pediu o penne com molho funghi. Depois ainda pedimos um chocolate quente de sobremesa. Tudo que a gente comeu era delicioso, de comer rezando.

cafe cultura florianopolis
Café Cultura em Florianópolis. Da esquerda para a direita: canja de frango, chocolate quente, avocado toast e sanduíche com ovo pochê e batatas coradas.

Por incrível que pareça acabei não experimentando o café deles, pois infelizmente só consegui ir a noite e eu não tenho o hábito de beber café nesse horário. Uma das maiores tristezas da minha viagem, hahaha. Mas aposto que assim como tudo que eu experimentei lá, o café também deve ser delicioso. Resumindo: nota 10/10, recomendadíssimo, não deixem de conhecer!

Veja mais informações sobre o lugar no site do Café Cultura.

2. ARTESANO PIZZA BAR

Ainda no centrinho da Lagoa da Conceição, conheci um segundo restaurante imperdível, o Artesano. A pizzaria é uma das mais conceituadas de Florianópolis no Trip Advisor, e foi por isso que eu resolvi ir lá conhecer. Quem me acompanha sabe que pizza é a minha comida favorita da vida, então é claro que eu não deixaria de conhecer uma boa pizzaria em Floripa, não é minha gente?

Para começar, pedimos o Pão de Alho, que na verdade é uma massa de pizza em forma de baguete com pasta de alho, muçarela, manteiga e orégano. Sem palavras para essa entrada deliciosa! Já a nossa escolha de pizza foi a Parma Crocante, que vinha com o molho de tomate da casa, muçarela, muçarela de búfala, presunto de parma crocante, tomilho e um fio de mel. Pedimos o tamanho broto, que nos serviu super bem, já que havíamos comido o pão de alho de entrada. De fato a pizza do Artesano é MA RA VI LHO SA e entrou no meu top 5 da vida! Ah, e os preços são super justos, pessoal! 😉

Além de tudo, o ambiente da pizzaria é uma gracinha, com uma decoração mais rústica, porém chique. Tem mesas tanto do lado de fora, quanto de dentro, sendo ambos os espaços super charmosos. Valeu muito a pena conhecer o Artesano e recomendo com certeza para quem tiver em Florianópolis!

Veja mais informações sobre a pizzaria no site do Artesano!

artesano pizza bar
Pão de alho à esquerda e fatia da pizza de Parma Crocante à direita (foto: @matheuscardoso)

3. RESTAURANTE O TIMONEIRO

Quando vi que o Restaurante O Timoneiro era um dos melhores avaliados do Trip Advisor em toda a cidade de Florianópolis, logo tratei de ir lá conhecer. Localizado na Barra da Lagoa, um dos pontos altos do restaurante é o fato de algumas mesas ficarem em um deck de frente para a Lagoa da Conceição, possibilitando aos clientes apreciarem uma linda vista enquanto aproveitam as ótimas refeições do lugar.

Como o próprio nome já sugere, a decoração do Timoneiro segue a linha navy, com cadeiras forradas de azul e branco, paredes pintadas de azul marinho e timões e âncoras espalhados como objetos decorativos. O restaurante possui mesas em dois ambientes, interno e externo, e ambos são muito agradáveis. Possui estacionamento no local e um manobrista que te recebe assim que você entra no local.

A comida é bem servida e muito gostosa. Fomos para um almoço mais tarde, por volta de 15:30h, e saímos super satisfeitos. Pedimos camarão empanado acompanhado de arroz, pirão, batata frita e salada. Além disso, na entrada do restaurante ganhamos um flyer que nos dava direito a uma cerveja grátis. Nem preciso dizer que já tinham ganhado a gente ali, não é, rs? O atendimento do restaurante também é excelente. Super recomendado!

Veja mais informações sobre o restaurante no site do O Timoneiro!

restaurante o timoneiro
Restaurante O Timoneiro, na Barra da Lagoa, em Floripa. (foto: @matheuscardoso)

4. VILLA DO PORTO

O Villa do Porto foi o restaurante que eu escolhi entrar depois de explorar a orla da praia de Santo Antônio de Lisboa, a região mais açoriana da cidade e um dos principais centros gastronômicos de Florianópolis. Localizado bem na orla da praia em um sobrado antigo, o ambiente rústico com mesas de madeira e o cardápio recheado de opções de frutos do mar me chamaram atenção e me fez querer conhecer o local.

Foi aqui que eu experimentei a mais famosa iguaria de Santa Catarina, as ostras. Pedimos de entrada a porção que vinha com 6 ostras gratinadas e gostamos bastante. Mas o restaurante possui o prato mais famoso da região em diversas outras formas, como ao natural, ao bafo, ao molho oriental e ainda uma barca que vem com todas essas opções anteriores juntas.

Como prato principal, pedimos risoto de camarão e risoto de alho poró com queijo e ambos estavam uma delícia. O atendimento do restaurante é excelente e achei os preços justos dado a qualidade da comida e o ambiente. Como comentei no meu post sobre o que fazer em Florianópolis, conhecer Santo Antônio de Lisboa é um dos programas imperdíveis da cidade. Então, quem for, já fica aqui a dica de restaurante para deixar o passeio ainda mais agradável! 😉

Veja mais informações sobre o Villa do Porto no site do restaurante!

restaurante villa do porto
Nossa entradinha: 6 ostras gratinadas (foto: @matheuscardoso)
restaurante villa do porto
O risoto de camarão (foto @matheuscardoso)

5. BAR DO ARANTE

O Bar do Arante é um dos mais famosos e tradicionais restaurantes de Florianópolis. Criado em 1958 pelo Seu Arante e sua esposa Osmarina, o restaurante se tornou popular por alimentar principalmente os pescadores que trabalhavam ali na praia do Pântano do Sul, onde o restaurante fica localizado. Logo o restaurante começou a cair no gosto de toda a população que ia até lá em busca da comidinha caseira do casal, mais especificamente, atrás do famoso peixe frito com pirão.

Você percebe o quanto o restaurante é especial assim que entra no lugar: as paredes e o teto são todos tomados por bilhetes de papel deixados pelos clientes que por ali passaram. É muito legal ficar lendo os bilhetes e as histórias de cada pessoa que passou por ali. O cardápio do restaurante também é uma atração a parte. Desenhado por um grupo de estudantes da UFSC, o cardápio conta toda a história do bar e do casal que o fundou, algumas críticas da imprensa e também tem uma carta anônima de um cliente que é simplesmente sen-sa-cio-nal! Dica: explorem o cardápio e leiam as histórias que tem ali, pois torna a experiência de comer no Bar do Arante ainda mais interessante!

bar do arante florianopolis
Bar do Arante e seus bilhetes (foto: @matheuscardoso)

Em relação a comida, você pode escolher um prato do cardápio ou então comer no buffet que é livre e custa R$ 39,00. O buffet valeria muuuuito a pena, mas como eu cheguei por volta de 16h, já estava meio na “xepa”, infelizmente. Acabei pedindo o famoso peixe frito com pirão do cardápio, que é realmente delicioso. Achei os preços do Bar bem ok, principalmente por conta da possibilidade de comer no buffet. Ah, e a cachaça da casa é de graça, viu? Só pedir para o garçom e ser feliz! 😉

bar do arante florianopolis
Peixe frito com pirão do tradicional Bar do Arante, na praia Pântano do Sul em Floripa. foto: @matheuscardoso

E claro que eu não poderia deixar de escrever meu bilhete também, né? Pedimos papel e caneta para o garçom e prontamente fomos atendidos. Escrevemos nosso bilhetinho e depois da missão de encontrar um lugar disponível nas paredes lotadas, finalmente achamos um espacinho e deixamos nossa lembrança por lá. Adorei conhecer o Bar do Arante, e recomendo a visita!

Para mais informações e opiniões de outros viajantes, veja a página do Bar do Arante no Trip Advisor!

*

Quer ver mais dicas de Florianópolis? Leia os posts abaixo:


Continue acompanhando minhas viagens em tempo real no Instagram do @blogpelocaminho ! 😉

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Nome